01/11/2010

OFICINA E APRESENTAÇÃO NO BARRACÃO TEATRO

Esta oficina irá explorar como uma partitura corporal pode ser
concebida pelo performer juntamente ao texto falado. Partindo de
elementos da Mímica Corporal Dramática criada por Etienne Decroux
(1898-1991), como a articulação do corpo que possibilita ao performer
controle e precisão gestual; investigando os paralelos entre a
coreografia em dança e a coreografia como ferramenta para criação de
teatro físico e introduzindo a fala para elaboração de uma cena.




Ministrantes: Simon Rice e Ilana Gorban

Número de participantes: 20

Pré-requisito: Experiência em Teatro e/ou Dança

Carga horária: 10 horas

Data: 4 e 5 de novembro das 19hs as 22hs

6 de novembro das 19hs as 23hs

Investimento: R$200,00 (50% no ato de inscrição e 50% no primeiro dia
de oficina)

Informações e inscrição: info@flamingofeather.org



flamingofeather foi criada em 2007, no ano seguinte a companhia
anglo-brasileira coordenou uma residência artística na Irlanda,
criando dois espetáculos de teatro físico Passage e Pomegranate para o
festival de arte em Longford e realizou workshops para a Cultura
Inglesa em São Paulo. Em Londres, a companhia apresentou os
espetáculos The Beekeeper e Black Dog (2009), Chasing my tale e Three
Places, o último inspirado em contos de João Guimarães Rosa, com apoio
da Embaixada do Brasil em Londres (2010). Neste ano a companhia
colaborou na criação de uma ópera original, Sonya's Story, dirigida
por Sally Burgess, apresentada como parte do festival Tête à Tête no
Riverside Studios. Simon Rice está no Brasil com apoio da Winston
Churchill Memorial Trust como parte do projeto da companhia
relacionado a Saúde Mental e inclusão social. Este projeto incluiu a
apresentação de Chasing my tale no espaço Contraponto, SP e do solo
The Beekeeper na semana de teatro da UNIRIO, RJ, onde também
ministraram oficinas para os alunos de teatro da universidade.




SIMON RICE formou-se na Royal Ballet Schools (1974/82), dançou na
Royal Ballet Company (1982/92) onde em 1985 foi promovido a solista.
Atuou em obras sob direção de Sir Frederick Ashton, Jerome Robbins,
Anthony Dowell, Natalia Makarova, George Balanchine, Rudolf Nureyev,
Jonathan Burrows, David Bintley e Kenneth Macmillan. Como bailarino e
coreógrafo freelance trabalhou para K Ballet no Japão (1998 – 2004),
tendo sua coreografia The Vary People apresentada no Japão e no
Spoleto Festival, Itália. Simon participou de musicais, incluindo
Carousel no National Theatre e operas, incluindo Puck em A Midsummer
Night's Dream em Mannheim Opera, Alemanha e Puck em Fairy Queen no
London Coliseum. A partir de 1996 Simon ingressa no teatro e teatro
físico atuando em produções como Everyday da companhia The Corn
Exchange apresentado no Dublin Theatre Festival (2006). Atua na
companhia Fabulous Beast Dance Theatre de 1998 a 2007 em espetáculos
apresentados nos Estados Unidos e Europa.




ILANA GORBAN graduou-se em Letras pela USP (1998/2001) e
especializou-se em mímica corporal dramática com os últimos
assistentes de Etienne Decroux, na International School of Corporeal
Mime em Londres (2003/06). Em Londres atuou em produções como Bad Day
Mr. Grundy? (2004) e The Grimm Files (2005) apresentados no Pleasance
Theatre, co-direção de Steven Wasson e Corinne Soum e Traces
apresentado no Cochraine Theatre, direção de Galya Solodonikova
(2005). No Brasil atuou no grupo Taanteatro entre 1999 e 2001 e no
grupo XPTO sob direção de Osvaldo Gabrieli (2002-03). Em 2007 fez
assistência de direção, preparação corporal de ator e atuou em Um
Sonho de August Strindberg, direção de André Guerreiro Lopes no SESC
Av. Paulista e Teatro João Caetano. Desde 1997 colabora com o vídeo
artista Luiz Duva.

Nenhum comentário: